Corrida de São Silvestre – 100 anos – 31/12/2025
Não conseguí a inscrição, mas meu filho Kennedy conseguiu e repassou para mim, com o nome dele, pois não foi possível passar para o meu nome devido faixas etárias diferentes. Sem problemas, pois o importante era ter o kit e correr na moral, nada de pipoca, com a camisa centenária. E na véspera lá fui eu ao Ibirapuera, portão 6 batalhar prá receber o kit no prédio da EXPO São Silvestre, no Parque Ibirapuera.
O calor estava forte por volta das 11:30 hs quando cheguei ao prédio onde ocorria a entrega do kit e uma pessoa falou ” a fila é quilométrica e o início dela é para o outro lado”. O outro lado que ela se referia era no outro prédio, no Museu Afro Brasil e de fato a fila era de fato muito quilométrica e começava próximo ao Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, serpenteava pela área ensolarada, e uma moça gritava – o início da fila é aqui, com uma corneta na mão. A fila seguia seu vai e volta, às vezes parava e às vezes corria rápida até chegar numa área de sombra com árvores amigas até chegar aos halls laterais externos da EXPO São Silvestre onde cercas metálicas estreitavam a entrada no prédio, de modo a evitar furões de última hora.









Uma vez lá dentro timha de procurar a fila do setor colorido, e o meu era o verde e entrei na fila do verde prá pegar o meu kit com a etiqueta com o número 31654 no nome do meu filho. Em seguida pegar a camisa azul escura da corrida no setor masculino. Primeira batalha vencida depois de uma hora e meia de filas enormes.









Hora de ir ao prédio da EXPO São Silvestre tentar Encontrar o Nome no Quadro e comprar os acessórios necessários para a corrida: gel, energéticos, Dimagnésio Dimalato, Sais Minerais, Barras de Proteínas e bananinhas pra fazer bonito na corrida e não ter caimbras nem dores musculares e visitar um pouco o Parque do Ibirapuera..









Hora de voltar pro hotel na Consolação e preparar o material para a corrida de 31/12/2025.



DIA DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE DE NÚMERO 100: 31/12/2025
Acordo às 05:30 hs, lanche, conferir todo o material da corrida, vestir a indumentária da corrida, checar documento e conferir os acessórios. O tempo está firme mas mesmo assim levo algumas proteções de documentos na pequena mochila de costa onde também vai Gatorade e Rehidrat. Faço meu lanche matinal, carbohidrato, banana e suco.
A corrida deve começar às 08:15 hs, mas às 06:00 horas já estou saindo do hotel e seguindo para a Paulista. As ruas já estáo com muitos corredores fazendo o mesmo que eu. Procuro a entrada para o setor verde onde por volta das 06:50 hs adentro na área cercada para o setor verde onde pipoca não entra. Na Paulista a área do setor verde já está tomaa por muitos corredores, procuro um lugar para ficar defronte do Mac Donald´s até a hora da largada. A galera está animada e motivada, logo faço amizade e troco experiências de corridas passadas.









ENFIM A LARGADA
A largada dos corredores do setor verde que estava prevista para às 08:10 hs ocorreu por volta das 08:25 hs, primeiro começando a andar lentamente, ultrapassando o portal verde, na sequência um portal azul e aos poucos aumentando o ritmo até passar pelo portal geral de largada, completando a largada passando por um grande portal luminoso, passando pelo túnel José Roberto Fanganiello Melhem, Av. Dr. Arnaldo e seguindo para a rua Major Natanael.
















REGIÃO DO PACAEMBU
Saindo da rua Major Natanael passamos pelo primeiro trecho longo, o Complexo do Pacaembu composto pela Piscina do Pacaembu, Mercado Livre Arena Pacaembu, Praça Charles Miller e o entorno da Avenida Pacaembu até dobrar na rua Norma Pieruccini Giannotti, trecho todo em torno de uns 5 km até entrar na Av. Rudge e entrar no segundo longo trecho da corrida pela Av. Rio Branco e atingir a espiral das áreas da Praça da República e do Largo do Arouche que entra e sai dessa espiral pela Av. São João, quase ambas se tocando. É a vez então de circundar o Largo do Paissandu e sair pela rua Conselheiro Crispiniano para fazer um L na Praça Ramos de Azevedo e fazer um outro trecho pela rua Cel. Xavier de Toledo cruzando o Viaduto do Chá e utilizar uma parte dos viadutos Nove de Julho e Jacareí antes de entrar na rua Maria Paula antecedendo o grande final no longo trecho com declive pela Brigadeiro e encerrar na na Paulista.









Uhhh!!! É A BRIGADEIRO
A chegada na Brigadeira é apoteótica, glamourosa, enfática, retumbante talvez até mais que na Paulista. Antes mesmo de chegar à Brigadeiro e saindo da Maria Paula os corredores já estão ensandecidos, energizados, empolgados, vibrando com essa chegada, gritando Uhhhh!!! é Brigadeiro, prenunciando o glorioso final da corrida, que tem um ápice de empolgação ao chegar sob o viadutto Armando Puglisi onde faixas gigantesca e banda tocando samba saudam os corredores cansados mas felizes.






CHEGADA NA AVENIDA PAULISTA
Após a esfuziante passagem pela Brigadeiro foi chegado o momento da entrada triunfal na Av. Paulista para todos que completaram a prova de modo a garantir suas medalhas.
A avenida tomada por pessoas de todos os lados que saudavam os corredores incentivando-os a não desistirem e a completar a prova é muito contagiante e emocionante, ainda mais em uma prova histórica como essa.



O encanto da chegada começa na curva da saída da Brigadeiro e entrada na Paulista onde a empolgação ja está a mil por hora, pessoas emocionadas, outras gritando de felicidade e satisfação por estar superando esse desafio, cruzando o portal verde ainda de Feliz Natal, organizadores da corrida incentivado as pessoas, câmeras fotográficas clicando incansavelmente e finalmente o portal azul de chegada marcando o meu tempo de corrida 03h 13min 55 seg, indubitavelmente furado, pois pelo Strava foi de 02h 23min 09seg e pelo Runkeeper foi de 02h 45min 36 seg e pelo meu relógio deu 02h 43 min 4seg e bem mais confiáveis.









GRANDES E MEMORÁVEIS MOMENTOS DA CORRIDA DE NÚMERO 100 DA SÃO SILVESTRE
Essa corrida histórica de número 100 que contou com cerca de 55.000 participantes distribuídos em 6 pelotões, sendo dois de PCD´s (CAD, CCG, DEV, AMP, DMAI, DMS, DI, DAU), dois de Elites Masculino (tendo duas provas com no mínimo 1h 07min em Meia Maratona e2h 20min em Maratona) e Feminino (tendo duas provas com no mínimo 1h 20min em Meia Maratona e2h 50min em Maratona), um Premium e um Geral (eu).















VENCEDORES DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE EM 31/12/2025
A corrida foi vencida pelo etíope Muse Gizachew que surpreendeu com um belo sprint na reta de chegada da 100ª edição da São Silvestre, com um tempo de 44m 28seg, enquanto na prova feminina a tanzaniana Sisilia Panga foi a vencedora com o tempo de 51m 08seg.
