Circuito Casimiro de Abreu x Professor Souza, ida e volta, 23 Km
Corrida ida e volta de Casimiro de Abreu para Professor Souza, 23 Km.
Após mais de 2 meses sem correr, a idéia hoje era correr 10 Km, 5 na ida mais 5 na volta, em Casimiro de Abreu. Entretanto à medida em que começei a correr percebí que estava em boa forma, e como eu havia saído de casa prevenido de que poderia correr mais de 10 km, então mudei de idéia e resolví correr 21,3 km, que acabou sendo 23,10 km, saindo de casa em Casimiro de Abreu. Começou pela rua Waldemir Heringer da Silva, onde há uma pista de caminhada e para bicicletas até chegar ao final da rua asfaltada onde há uma primeira ponte e a partir daí seguindo por estrada de chão batido até Prof. Souza.
Nessa estrada saindo de Casimiro de Abreu há algumas placas indicativas da distância percorrida: 1; 2,5; 3; 3.5; 4,1 e 5 Km, com a pintura já esvanecidas pelo tempo e sol.
A prefeitura de Casimiro bem que podia colocar placas novas extendendo as mesmas até Professor Souza, e 1 em 1 Km, iria ajudar muito prá quem faz caminhadas e corridas entre as duas cidades.
Ao longo da estrada há muitas fazendas e sítios e algumas pequenas comunidades de umas poucas casas, e muita plantação de eucaliptos e criação de gado. Não há estrutura de apoio, e nehum comércio. Se ocorrer de pneu furar ou algum acidente vai ter que esperar passar um carro, alguém de moto ou bicicleta que é o que não falta na localidade, durante o dia sempre vai ter alguém passando.
Aos 5 Km passa-se por uma pequena comunidade de 4 casas, onde há plantações de eucaliptos. Chamei essa comunidade de Comunidade dos Dogs, pois quando passamos por lá uns dogs costumam latir e querer participar da corrida, querendo pegar nossas pernas, mas só fazem barulho e não mordem a gente. Na localidade dos 5 Km havia um boi morto sendo devorado pelo urubus, numa área onde muitos eucaliptos foram cortados pois também chegou a hora deles.
Após essa comunidade tem-se mais 2,5 Km de estrada, um sítio em ruínas, o cemitério do Lontra abandonado sem portão. e aos 7,5 km chega-se ao rio da Lontra, hora de tirar o tênis e atravessar o mesmo.
Mais adiante aos 7,5 km chega-se ao rio da Lontra, hora de tirar o tênis e atravessar o mesmo.
Correndo mais 3 km chega-se ao distrito de Professor Souza, que pertence ao munícipo de Casimiro de Abreu onde há uma rua central que atravessa o distrito de um lado para o outro lado.
Chego até uma passarela, que atravessa a BR 101, atravesso a mesma e vou até uma placa de quilometragem de onde retorno ao centro de Prof. Souza, para garantir assim uma distância com mais de 22 km na volta a Casimiro de Abreu.
É hora de fazer uma parada estratégica para um lanche na padaria Professor Souza. Até o momento já foram corridos 12,5 km.
Após o lanche é o momento de empreender a viagem de volta à Casimiro de Abreu passando pelos mesmo pontos da ida para Professor Souza, agora no sentido oposto: Fazendas e sítios, gado pastando. Até cerca de 1 km saindo de Professor Souza ainda se houve o som dos carros passando pel BR 101, mas um morro logo bloqueia esses sons e a partir daí só se ouve a voz da natureza e o som de uma ou outra moto passando.
LINKS DIVERSOS:
https://pt.wikiloc.com/trilhas/outdoor/brasil/rio-de-janeiro/casimiro-de-abreu
https://riodasostrasjornal.blogspot.com/2015/01/casimiro-circuito-rio-lontra-abre.html