pepehsailboat@gmail.com

CÁLCULO DE AZIMUTE DO PLANETA VÊNUS

CÁLCULO DE AZIMUTE DO PLANETA VÊNUS

Neste post mostro como calcular o Azimute do Planêta Vênus, realizado a bordo de um navio petroleiro que se encontrava na bacia de Campos em 21/06/2010, por duas maneiras diferentes:

1 – Usando as fõrmulas do triângulo esférico: vide a Fórmula dos 5 Elementos no link:

https://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/trigesf/trigesf.htm

2 – Usando a Tábua Norie´s, de maneira simpificada, com as fórmulas dos parâmetros constantes na própria Norie´s Nautical Tables:

3 – Dados de Entrada e Dados de Saída:

4 – Memória de Cálculo com os dados de entrada e de saída e as fórmulas do triângulo esférico.

5 – Na planilha acima também estão inseridos os cálculos para determinar o azimute do planeta Vênus utilizando a Norie´s Nautical Tables:

6 – O Valor do Azimute de Vênus de 297,36 graus, foi calculado, na planilha Excel, pelas fórmulas constantes da Norie´s Nautical Tables, mas usando a Norie´s deve dar o mesmo valor aproximado.

7 – Para a determinação do erro da Agulha Giroscópica utilizando-se Azimute do Planeta Vênus deve-se observar as considerações abaixo :

  • A embarcação deve estar com pequenos balanços, pois com balanços grandes fica desconfortável e imprecisa a medição do azimute com a alidade
  • Usar altura angular do astro, de preferência abaixo de cerca de 30 graus, pois com alturas maiores fica difícil posicionar a alidade com firmeza para marcar o azimute devido balanços e caturros. Com mar sem ondas até se consegue com alturas maiores. No momento da medição do azimute do planeta vênus o mesmo estava com 10,8 graus.
  • Utilizar o Star Finder and Identifier
  • Usar um relógio de pulso com a hora sincronizada com o tempo fornecido por um GPS, ou cronômetro de bordo, se houver. Como a variação do azimute é muito pequena para poucos segundos ou minutos o erro é insignificante se tomar o tempo de um relógio de pulso sincronizado com o GPS no momento da mediçaõ do azimute na alidade.
  • Erro de até 1 grau na Agulha Giroscópica é considerado normal. Acima disso manter observação contínua na utilização dos rumos da Agulha Giroscópica.
  • Desvios de até 5 graus na Agulha Magnética são considerados normais, acima disso manter observação contínua na utilização dos rumos da Agulha Magnética e avaliar uma compensação da agulha magnética, que deve ser realizada de três em três anos para embarcações com arqueação bruta igual ou superior a 150, e sempre que os desvios ultrapassem 5 graus. 
  • O mais importante a se observar é a constância no valor do erro da Agulha Giroscópica, ou no valor do Desvio da Agulha Magnética . Valores que não apresentam grandes variações e oscilações acima dos limites considerados normais com o tempo considera-se normal, até o próximo porto de recurso. Muitas vezes um ajuste de latitude no controle da Agulha Giroscópica resolve o problema, mas às vezes é necessário a substituição do giroscópio por um técnico especializado ou uma compensação da Agulha Magnética por alguém habilitado:
  • Utilizar a planilha abaixo:

8 – Versões sobre Agulha Giroscópica e Agulha Magnética pela IA.

Essa planilha também fornece o Desvio da Agulha Magnética e também tem uma guia com os dados já compilados para escrituração no Livro de Azimutes da embarcação, lembrando que o Livro de Azimutes é um item passível de inspeção.


OUTROS LINKS:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *