pepehsailboat@gmail.com

Tour na Comunidade de Agrovila e Praia da Lua – Manaus – AM

Tour na Comunidade de Agrovila – Manaus – AM

Dia de folga do trabalho no navio, dia de passear pelo Amazonas, e o local escolhido hoje foi a Comunidade da Agrovila que fica ao norte no igarapé Tarumã-Mirim, na margem esquerda do rio Negro, distante cerca de 1 hora de lancha desde a Marina do Davi, na Ponta Negra em Manaus. Preço da passagem de lancha de ida R$ 24,00 e mais R$ 24,00 na volta.

Para um passeio desses, primeiro pegamos a lancha da condução do navio para o porto da CEASA, cerca de 10 minutos. Da CEASA para a Marina do Davi temos várias opções: táxi, Ubber ou ônibus. Táxi vai dar uns 70 reais. Ubber cerca de 45 reais (Mas não sabíamos disso). De ônibus, teríamos que pegar o onibus 702 na CEASA até o centro da cidade e de lá no RODO, pegar o ônibus 120, essa viagem iria durar cerca de 1h40min.

Eu e o colega eletricista optamos pelo táxi. A Marina do Davi situa-se no enclave norte da Ponta Negra, no igarapé Tarumã-Açu. O cais das lancha é do tipo flutuante. Aliás, tudo nesses igarapés é flutuante.

Marina do Davi na Ponta Negra

Pegamos a lancha das 10:00 horas e chegamos na Comunidade da Agrovila por volta das 10:55 horas, depois da lancha parar na Praia da Lua e nas comunidades de : N. S. do Livramento, N. S. de Fátima, Morada dos Lagos, do Abelha, Vila Paraíso e Ebenezer. A Comunidade Agrovila tem o nome oficial de Comunidade Agrícola Amazonino Mendes fundada em abril de 1994, mas parece que ninguém gosta desse nome grande e simplesmente preferem chamar de Agrovila, onde moram cerca de 170 famílias.

Comunidade N. S. de Fátima
Interior da lancha para Agrovila
Morada dos Lagos
Interior do barco
Árvores na água
Fkutuante
Área para a coleta seletiva do lixo
Barco de passageoiros entre Agrovila e Manaus

Descemos da lancha e outros passageiros também desceram e uma delas, tinha quase o mesmo nome do colega eletricista e logo fizemos amizade com essa amável senhora que foi nos mostrando os locais da comunidade até chegar em sua residência, que por sinal está à venda, para ela poder ir morar com os filhos em Manaus, devido o falecimento do seu marido. Dona Francisca nos mostrou sua bela residência, seu quintal com árvores frutíferas e galinheiro bem cuidados. Mostrou-nos outra residência do seu Pará, na realidade um bar (Buteco do Sampaio) onde poderíamos saber outras informações sobre a comunidade e para lá nos dirigimos após a visita à casa de dona Francisca.

Agrovila
Museu
Escola
Praça principal
D. Francisca e sua casa à venda)
Quintal e galinheiro bem cuidados
D. Francisca
Uma das ruas de areia e Agrovila

O buteco do Sampaio é um aprazível e primoroso local de encontro do pessoal a comunidade, muito bem cuidado e produzido, bem pintado com emblemas do Flamengo, que nesse momento jogava contra o Botafogo e acabou perdendo por 2 x 0, assoalho de tábuas corrediças bem cuidadas tanto que não se entra no buteco com sandálias ou sapatos tendo-se que deixar do lado de fora. Vários moradores assistiam ao jogo no Buteco do Sampaio. Fomos informados de lugares maravilhosos para conhecer na localidade, mas o tempo era curto e não daria para esses passeios ficando para outra oportunidade.

Após o jogo resolvemos pegar a lancha de volta e descer na praia da Lua para o almoço. A praia da Lua estava com muitos turistas e a água quente e negra convidativa e aproveitei para um refrescante banho. Após o almoço voltamos para a Marina do Davi para pegar um táxi e voltar para a CEASA e lá pegar a lancha de volta para o navio.